Para Todos os Gostos

Seja Bem Vindos!!!!
Obrigada por entrar!
Vou adorar ve-los sempre aqui!
E deixe sempre comentários.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Animais

Cães



Cão ou cachorro é um mamífero canídeo e talvez o mais antigo animal domesticado pelo ser humano. Teorias falam que surgiu da domesticação do lobo cinzento asiático, pelos povos daquele continente há cerca de 100 000 anos. Ao longo dos séculos, através da domesticação, o ser humano realizou uma seleção dos cães pelas suas aptidões, características físicas ou tipos de comportamentos. O resultado foi uma grande variedade de (mais de 400) raças caninas, que actualmente são classificadas em diferentes grupos ou categorias. O vira-lata (Brasil), ou rafeiro (Portugal) é a denominação dada aos cães sem raça definida, SRD, ou mestiços, descendentes de diferentes raças.

O cão é um animal social que na maioria das vezes aceita o seu dono como o "chefe da matilha" e possui várias características que o tornam de grande utilidade para o ser humano, possui excelente olfato, e audição, é bom caçador e corredor vigoroso, é inteligente, relativamente dócil e obediente ao ser humano, com boa capacidade de aprendizagem. Desse modo, o cão pode ser nadestrado para executar grande número de tarefas úteis ao homem, como cão de caça; pastorear rebanhos; como cão de guarda para vigiar propriedades ou proteger pessoas; farejar diversas coisas; resgatar afogados ou soterrados; guiarcegos; puxar pequenos trenós e como cão de compainha. Estes são alguns dos motivos da famosa frase: "O cão é o melhor amigo do homem". Não se tem conhecimento de uma amizade tão forte, verdadeira e duradoura entre espécies distintas quanto a do humano e a do cão.

Exemplo: Cães Guia

Os cães-guia desenvolvem um trabalho excepcional aos portadores de deficiência visual, eles proporcionam aos seus donos uma vida independente, sem maiores restrições.

São a luz dos olhos que quem não pode enxergar.

Ele não é só um bichinho de estimação é também um cão de trabalho, quanto mais o ignorá-lo melhor para ele e seu dono. Por isso seu comportamento e tratamento são totalmente diferentes dos outros cães e deve ser respeitado em sua dupla função, o de guia e fiel companheiro de seu dono. Portanto, não o toque, nem o acaricie quando estiver trabalhando, ou seja, quando estiver usando guia.
Se você encontrar com um cego e seu cão guia o que deve respeitar e fazer se for o caso:

1- Fale diretamente com a pessoa e não com o cão.
2- Se um cego lhe pedir ajuda com um cão guia, aproxime-se pelo lado direito de maneira que o cão guia fique a esquerda. Então ele ordenará que o cão guia o siga ou lhe pedirá o cotovelo esquerdo (não o segure pelo braço).
3- Se um cego lhe pedir informações, com um cão guia, dê indicações claras no sentido em que deve dobrar ou seguir para chegar ao local.
4- Não se antecipe e nem pegue o braço de um cego com um cão guia (ou mesmo sem), sem antes conversar com ele. Muito menos toque na guia do cão. Ela é de uso exclusivo do cego.
5- Se você estiver acompanhado de um cão, controle-o para evitar algum acidente quando passar ao lado de um cão guia e seu dono.
6- Não ofereça alimentos. O cão guia tem horário certo para comer.
7- Os cães guia tem lugares e horários pré definidos para fazerem suas necessidades.
8- O cão guia está habilitado a viajar em todos os meios de transporte, sem atrapalhar os passageiros, tanto dentro ou fora do país.
9- Em virtude de seu rigoroso treinamento, os cães guia estão habilitados e capacitados a entrar e permanecer junto a seus donos em todos os tipos de estabelecimento, tanto de saúde quanto em lojas, supermercados, ônibus e etc sem causar alterações no funcionamento normal dos mesmos nem incomodar os funcionários ou público.
10- Nos locais de trabalho os usuários de cães guia estão capacitados para exercer suas funções com eles a seu lado.
11- Devido ao seu treinamento os cães guias não vagam pelos recintos. Eles permanecem acomodados aos pés do seu dono.
12- Os cães guia têm o mesmo direito que seus donos, de gozar de livre acesso a todos os locais públicos.

CÃES GUIA E SEUS DONOS SÃO AMPARADOS PELA LEI N° 11.126

Mais informações:
Projeto Cão-Guia de Cego é um projeto do Distrito Federal que visa à integração do portador de necessidades especiais à sociedade, facilitando a sua locomoção e estimulando a sua independência.
Site: http://www.mpdft.gov.br/sicorde/caoguia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário